A temporada de cruzeiros marítimos segue firme com a chegada de mais dois navios nesta segunda-feira (6) em Salvador. Por volta das 9 horas, atracaram no porto da cidade o Amadea, com capacidade para 620 passageiros, e o maior de todos, o MSC Seaview, que transporta até 5.210 passageiros.

Os turistas aproveitam a rápida passagem pela cidade (a partida dos navios estava prevista para as 18 horas do mesmo dia) para circular pelos principais pontos turísticos, experimentar a gastronomia e comprar lembranças e souvenirs.

“Achei Salvador muito legal e adorei as lembrancinhas que comprei no Pelourinho”, disse a estudante Giovanna Piza, que visitava a capital baiana pela primeira vez, junto com o pai, Lélio Toledo Piza. Este já havia estado na cidade, em 1996.

O também estudante Nicholas Santana de Jesus, da cidade de Santos (SP), voltava do passeio com a mãe vestindo a camisa do Olodum. “Salvador é mágico, tem uma energia muito boa, é um lugar do Nordeste que queríamos muito conhecer e correspondeu totalmente às expectativas”, disse.

 Pesquisa – Durante a escala dos dois navios,  os técnicos da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) Rodrigo Lopes e Luiz Fernando Macedo Costa realizaram mais uma etapa da Pesquisa de Caracterização do Turismo Receptivo em Cruzeiros Marítimos. O objetivo é levantar o perfil dos visitantes que desembarcam em cruzeiros na cidade.

“Em geral, eles têm elogiado muito a hospitalidade do povo baiano”, revelou Rodrigo Lopes.

Até o final da temporada de cruzeiros, em abril, Salvador deverá receber 63 escalas de navios, com mais de 176 mil visitantes, segundo dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). O incremento em relação à temporada anterior é de 10%.