Planos de gestão do turismo de 9 municípios da BTS são entregues em evento virtual

Um encontro virtual para entrega dos Planos de Gestão Municipal do Turismo (PGMT) para 9 municípios da Baía de Todos-os-Santos (BTS) integrados ao Prodetur Nacional Bahia aconteceu nesta quinta-feira (27), entre 9h30 e 11h30, na plataforma Teams. Participaram do evento representantes de prefeituras e dos Conselhos Municipais de Turismo que atuaram na construção dos planos. 

A abertura foi feita pelo secretário estadual do Turismo, Fausto Franco. Na programação foi realizada a palestra “Gestão de Destinos Turísticos – Uma síntese do Projeto de Fortalecimento da Gestão Municipal do Turismo da Zona Turística Baía de Todos-os-Santos”, com os consultores Luciana Sagi e André Sá, do consórcio Cobrape/Nippon/Ruschmann /GKS, contratado pelo Prodetur-BA.  

Instrumento fundamental para a gestão turística, por conter orientações estratégicas e táticas para a sua implantação, os Planos de Gestão Municipal do Turismo foram desenvolvidos sob o tema “Como o planejamento turístico pode ajudar os municípios da BTS na recuperação socioeconômica durante e pós pandemia”. 

No total, foram nove municípios envolvidos: Salinas da Margarida, Vera Cruz, Simões Filho, São Félix, Saubara, Cachoeira, Madre de Deus, Itaparica e Jaguaripe. “O processo de construção ocorreu de forma participativa, através de capacitações com gestores, técnicos municipais e conselheiros de turismo”, afirma a coordenadora de Projetos Sociais do Prodetur-BA, Taís Viana. 

O plano, segundo ela, apresenta uma caracterização municipal, contemplando um levantamento objetivo da oferta turística e das potencialidades que podem ser trabalhadas e fortalecidas como produto turístico local, bem como propostas de projetos que podem ser implantados no âmbito da gestão, em parceria com o setor privado e outros. 

Prodetur – Promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Estado, o Prodetur Nacional Bahia tem por objetivo dinamizar o turismo náutico e cultural na BTS, contribuindo para a geração de emprego e renda. 

O programa prevê uma série de 12 obras de infraestrutura náutica e uma de cunho cultural nesta zona turística.  A maior parte compreende requalificação ou construção de marinas, atracadouros e terminais náuticos. Clique aqui para mais informações.

Clique aqui, para ter acesso aos PGMT (Planos de Gestão Municipal do Turismo) dos 9 municípios (Salinas da Margarida, Vera Cruz, Simões Filho, São Félix, Saubara, Cachoeira, Madre de Deus, Itaparica e Jaguaripe) envolvidos neste projeto.