Solar do Unhão vai ganhar estrutura com atracadouro e restaurante

Com investimento superior a R$3,8 milhões, as obras do Solar do Unhão, previstas para serem entregues no primeiro semestre de 2021, contemplam toda a requalificação do  restaurante e do atracadouro.

Durante visita técnica neste final de semana, o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, explicou que as intervenções são realizadas com recursos do Prodetur Nacional Bahia, que está fazendo mais 12 obras ao redor da Baía de Todos-os-Santos.

Na ocasião, ele, juntamente com o diretor do IPAC , João Oliveira, mostraram todo o equipamento e ressaltaram a importância histórica, cultural e artística do local, onde, há 60 anos funciona, o Museu de Arte Moderna (MAM). Acompanhado do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban,  o grupo percorreu todas as unidades do Solar, para entender a sua funcionalidade.

O MAM possui um espaço técnico com serviços de conservação, restauro e museologia, salas de exposição; uma capela, que foi desativada para fins religiosos, sendo utilizada como espaço de exposição e eventos; uma biblioteca e uma oficina de artes que oferece cursos abertos de pintura, técnicas de gravura, cerâmica, dentre outros.

Nos arredores ainda tem o parque das esculturas e os arcos que também se constituem num espaço a ser aproveitado, sem comprometer a parte histórico-cultural do lugar. O diretor do IPAC, João Oliveira, lembra que o solar é tombando pelo patrimônio artístico e cultural, por isso tem que respeitar a sua construção e todas as intervenções foram aprovadas pelo Iphan.

Prodetur – O Prodetur Nacional Bahia fará 12 intervenções náuticas e uma cultural, com investimentos de 76 milhões de dólares, que vão beneficiar os 18 municípios da zona turística Baia de Todos-os-Santos. Os equipamentos estão contemplados em lotes e duas intervenções separadas, a saber:

Lote 1- Base Náutica Marina de Itaparica, Terminal Turístico de Botelho, Atracadouro e Restaurante do Solar do Unhão – MAM e Atracadouro do Museu Wanderley Pinho;

Lote 2 -Base Náutica de Salinas da Margarida, Terminal Turístico de Maragojipe e Terminal Turístico de Cachoeira;

Lote 3 – Cacha Pregos, Terminais Turísticos de Jaguaripe, Mutá e Bom Jesus dos Passos;

Base Náutica – Marina da Penha;

Requalificação do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho.