Maurício Bacelar confere avanço de obras em Botelho e Caboto

Três obras do Prodetur Nacional Bahia receberam a visita técnica do secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, e sua equipe, na manhã deste sábado (29). 
A visita  começou pelo Museu Wanderley Pinho, seguiu para  o atracadouro, em Caboto (Candeias), e depois o titular da pasta do turismo foi conferir a estrutura do terminal de Botelho, na Ilha de Maré, primeira obra do programa a ser inaugurada.
No Museu Wanderley Pinho, única intervenção de cunho cultural do Prodetur, Maurício Bacelar foi apresentado por diretores da empresa Axxo – responsável pelas  obras neste equipamento – às instalações da fábrica do antigo  engenho Freguesia, do casarão que abriga o museu e da capela, em sua lateral.
“É um grande investimento para a recuperação de um dos principais atrativos da Baía de Todos-os-Santos, não se pode imaginar este programa sem o museu e toda a importância que tem a restauração do casarão, onde já moraram algumas das famílias mais poderosas da economia canavieira”, destacou o secretário.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a construção possui grande importância arquitetônica e cultural e é administrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Os serviços, no valor de R$ 27 milhões, envolvem recuperação da edificação e restauração do acervo, além do acesso por via marítima. Segundo o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – Ipac, João Carlos de Oliveira, a obra do museu é “em sua complexidade e planejamento o maior projeto de restauração em curso no Brasil”. O local abrigará restaurantes, lanchonetes, miniconvention, cerimonial e salas multiuso que vão possibilitar a realização de grandes eventos.

História – O Museu Wanderley Pinho faz parte da história do ciclo da cana de açúcar, a partir do século 17, época em que o Estado foi um importante polo da economia do produto. A produção vinha toda do Recôncavo Baiano, sendo Salvador um entreposto. O museu ocupa um casarão de quatro andares e 55 cômodos no antigo Engenho Freguesia. O acervo reúne mais de 200 peças e achados arqueológicos que remontam ao ciclo do açúcar. Acompanharam o secretário Maurício Bacelar na visita o responsável pelos projetos especiais Sérgio Silva e a assessora Sumaia Almeida, da Casa Civil; os diretores Adriano Porto e Paulo Henrique Amorim e o engenheiro Marcelo Ribeiro, da Axxo; o chefe de Gabinete Fernando Ferrero e o assessor especial Magno Lavigne, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). Também da Setur compareceram o coordenador geral da Unidade de Coordenação Geral do Prodetur – UCP, Jaime Salgado, e Márcio Correia e Jussara Caires, da fiscalizadora. No terminal turístico de Botelho, prestes a ser inaugurado, as obras incluem a revitalização de uma praça, arborização, mobiliário urbano e piso de granito, além da reconstrução do píer, nas mesmas dimensões do anterior, com substituição das vigas. As intervenções, no valor de R$ 3,2 milhões, contribuem para a valorização dos imóveis e fortalecem toda a economia local, beneficiando cerca de 150 famílias que vivem na região.

Prodetur – Promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o Prodetur Nacional Bahia prevê o fortalecimento da atividade turística na Baía de Todos-os-Santos com12 obras de infraestrutura náutica e uma cultural.
São três bases náuticas (Marina de Itaparica, em Itaparica; Cacha Pregos, em Vera Cruz; e Salinas da Margarida), uma marina (Marina da Penha, em Salvador), cinco terminais turísticos (localidade de Botelho, em Ilha de Maré –Salvador; Porto do Caijá, em Maragojipe, Cachoeira, Jaguaripe e ilha de Bom Jesus dos Passos, em Salvador) e três atracadouros (Solar do Unhão, em Salvador, que inclui também o restaurante; Mutá, em Jaguaripe; além do pertencente ao Museu Wanderley Pinho). No âmbito cultural, o Museu Wanderley Pinho está sendo contemplado com recuperação da edificação e restauração do acervo.