Madre de Deus

Caracterização

Composta pelas ilhas de Maria Guarda, Vacas e Coroa do Capeta, Madre de Deus encanta pela diversidade de belezas naturais, com seus ricos ecossistemas de Mata Atlântica, manguezais e restingas. O casario arquitetônico do século XIX mantém-se preservado ao longo das ruas e nas edificações. O artesanato da região é rico em trabalhos em madeira, conchas de moluscos, tapeçarias, renda de bilro e miniaturas de barcos típicos. A culinária típica, baseada em moquecas de siri-mole, camarão, lagosta, sambá e peguari (molusco) e caldo de sururu, são convites à boa degustação e um presente ao paladar.

População

17.323 habitantes

Oferta hoteleira

Meios de hospedagem: 9

UH’s: 133

Leitos: 313

História

Seus primeiros habitantes foram os índios Tupinambás que a chamavam de Cururupeba. Foi palco de grandes invasões estrangeiras e, a partir de 1534, pertenceu à sesmaria de Mem de Sá e, posteriormente, foi doada aos jesuítas. Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, a ilha passou a pertencer à coroa com a denominação de freguesia de Madre de Deus do Boqueirão. Em 1584 foi arrendada a lavradores e passou a chamar-se ilha de Madre de Deus.

Economia

A economia do município está baseada na pesca, turismo e principalmente repasses de ICMS oriundas da movimentação de produtos derivados de petróleo, através do Porto Almirante Câmara,que pertence à Petrobrás.

Gastronomia

Artesanato

Nossas 
Publicações

Nossas Publicações

Confira algumas publicações referentes à Baía de Todos-os-Santos e planejamento para o desenvolvimento do programa.

Nossas 
Publicações

Oportunidades de Investimento

O espaço reúne informações direcionadas aos investidores da área de turismo e podem auxiliar os empreendedores na tomada de decisões.

Nossas 
Publicações

Galeria de
fotos

Confira imagens dos municípios que serão contemplados com as ações do Prodetur Nacional da Bahia.

Municípios
beneficiados

Municípios beneficiados

A zona turística da Baía de Todos-os-Santos é a região que será beneficiada com as ações do Prodetur Nacional na Bahia.