Maragogipe

Caracterização

Maragogipe fica, exatamente, no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 quilômetros de manguezais com, aproximadamente, 30 metros de largura. Apresenta excelentes condições para o turismo náutico, contando, inclusive, com uma ponte de atracação para embarcações de grande porte.

Último paradeiro náutico do Recôncavo Baiano, a cidade ainda abriga, no porto do Caijá, dezenas de canoas e saveiros. As antigas embarcações à vela eram muito utilizadas para o transporte das mais diversas mercadorias no interior da Baía de Todos os Santos até recentemente. Hoje, ainda restam alguns exemplares concorrendo com meios de transporte mais modernos. Como outras cidades da região, Maragogipe traz uma forte tradição religiosa católica, mas é também comprometida com o candomblé. A cidade pacata se transforma durante o mês de agosto, quando é celebrada a festa de seu padroeiro, São Bartolomeu.

População

42.975 habitantes

Oferta hoteleira

Meios de Hospedagem: 15

UHs: 194

Leitos: 429

História

Descoberta durante as excursões exploratórias pelo rio Paraguaçu cerca de duas décadas depois da chegada dos portugueses ao Brasil, Maragojipe foi importante no período colonial por sua rota de navegação e pela cultura de mandioca e da cana-de-açúcar e instalação de engenhos e casas de farinha.

Maragojipe possui uma arquitetura colonial significativa e ainda abriga as tradicionais canoas e saveiros (um dos últimos esconderijos dessas antigas embarcações à vela) que foram usados como transporte de variadas mercadorias no recôncavo. Oferece também atrativos naturais como a Cachoeira do Urubu e a Cascata do Guimarães. A união entre uma forte tradição católica, trazida pelos colonizadores portugueses, com a resistência do candomblé, herdada dos negros africanos, e o potencial náutico oferecem à cidade a condição de ser explorada turisticamente.

Economia

Os serviços petroquímicos, a pesca e o artesanato em cerâmica são as principais atividades econômicas do município. Destaca-se ainda o potencial turístico, com praias, manguezais, monumentos edificados, religiosidade, carnaval e atividades náuticas.

Gastronomia

Artesanato

Municípios beneficiados