Muritiba

Caracterização

Subindo a serra de São Félix, através das ruas íngremes e cheias de curvas, é possível ver bem do alto a paisagem com o Rio Paraguaçu e a Pedra do Cavalo. O caminho leva até a cidade de Muritiba, cidade famosa pela tradicional Festa do Senhor do Bonfim.

População

28.656 habitantes

Oferta hoteleira

Não há meio de hospedagem cadastrado no MTur

História

Fundada em 1919, Muritiba surgiu com a vinda de exploradores e jesuítas, que atingiram a região próxima a Cachoeira e São Félix escalando a serra, onde construíram um templo e um convento. Os moradores da cidade participaram ativamente nas lutas pela independência; entre os principais se destacam o Major José Antônio da Silva Castro, avô do poeta Castro Alves. O major comandava o Batalhão dos Periquitos, formado por 700 homens, entre eles um rapaz valente que se descobriu depois ser mulher; o nome dela era Maria Quitéria. Em 1859, enquanto ainda era uma vila de Cachoeira, o local recebeu o Imperador D. Pedro II, que se hospedou ali e bebeu um copo de água da Fonte dos Padres, antiga principal fonte de abastecimento da cidade.

Economia

O município de Muritiba tem como base econômica a agricultura, com destaque para a produção de mandioca, fumo, laranja e limão.

Gastronomia

Frutos do mar

Artesanato

Não há produção local

Municípios beneficiados