São Francisco do Conde

Caracterização

O território São Francisco do Conde abriga quatro ilhas, dentre elas a maior com 8 quilômetros de extensão – a Ilha de Cajaíba, que abriga um antigo engenho de açúcar e é dona de histórias perversas de seus antigos proprietários. O patrimônio arquitetônico é composto de casa grande, senzala, engenho e centenárias palmeiras imperiais.

População

31.964 habitantes

Oferta hoteleira

Meios de Hospedagem: 3

UH’s: 65

Leitos: 147

História

Sesmaria antes pertencente à família de Mem de Sá, no Brasil Colônia, a região de São Francisco do Conde abrigou religiosos franciscanos e beneditinos. São Francisco do Conde abrigou a primeira escola de agronomia da América Latina, o Imperial Instituto Baiano de Agricultura. Elevada à condição de vila em 1697, a localidade acabou ganhando status de cidade quase 250 anos depois.

São Francisco do Conde este envolvida em vários movimentos de emancipação política no Brasil, a exemplo da Revolta dos Alfaiates, da Sabinada e da Independência da Bahia.

Economia

A extração e o refino de petróleo representam o setor de produção de maior relevância econômica do município, embora mereçam destaque, também, as atividades agrícolas de plantio de cana de açúcar e banana.

Gastronomia

Artesanato

Municípios beneficiados