Setur (BA) prepara naufrágio controlado de antigo ferry para fortalecer turismo subaquático

A Secretaria Estadual do Turismo (Setur) já tem definida a área, situada na Baía de Todos-os-Santos, propícia para o naufrágio controlado de embarcação, assim como seus impactos ambientais. O local escolhido está localizado à altura do Yacht Clube da Bahia (Ladeira da Barra), de acordo com estudos técnicos elaborados pela Engesub Serviços Subaquáticos Eirelli.

Simultaneamente à evolução dos estudos, o ferry Agenor Gordilho é preparado para o naufrágio, com a retirada de peças que possam representar riscos aos mergulhadores, bem como de todo material potencialmente tóxico, evitando a contaminação do meio ambiente.

O naufrágio assistido de embarcações propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat marinho e se convertem em atrativo para visitantes, mergulhadores profissionais e estudiosos. A previsão é de que em um ano a embarcação esteja repleta de vida marinha.

O investimento do governo estadual neste segmento visa a incentivar o turismo de mergulho ou subaquático. “Este trabalho é conduzido pela Setur, em parceria com a Marinha, que muito auxilia, em face da complexidade técnica e do ineditismo dessa iniciativa na Bahia”, afirmou o subsecretário do Turismo, Benedito Braga.

As secretarias do Meio Ambiente (Inema), Infraestrutura (Agerba) e Administração (Patrimônio) também contribuem de forma efetiva, para que a Setur possa oferecer um novo atrativo na Baía de Todos-os-Santos, assinalou o subsecretário.

A operação coincide com uma fase importantíssima de execução do Prodetur, programa de valorização do turismo náutico. O governo estadual acaba de publicar aviso de licitação para obras civis de infraestrutura náutica na BTS. “Estão previstas obras de reforma e requalificação em Botelho (Ilha de Maré), Itaparica (Ilha de Itaparica), o Solar do Unhão (Salvador) e o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias), assim como a requalificação da Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador”, acrescentou ele.

VISTORIA – Equipes da Marinha e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizarão inspeções no ferry Agenor Gordilho. As datas para vistoria e naufrágio serão definidas por equipe técnica especializada.


Repórter: Lenilde Pacheco

Nossas 
Publicações

Nossas Publicações

Confira algumas publicações referentes à Baía de Todos-os-Santos e planejamento para o desenvolvimento do programa.

Nossas 
Publicações

Oportunidades de Investimento

O espaço reúne informações direcionadas aos investidores da área de turismo e podem auxiliar os empreendedores na tomada de decisões.

Nossas 
Publicações

Galeria de
fotos

Confira imagens dos municípios que serão contemplados com as ações do Prodetur Nacional da Bahia.

Municípios
beneficiados

Municípios beneficiados

A zona turística da Baía de Todos-os-Santos é a região que será beneficiada com as ações do Prodetur Nacional na Bahia.