Turismo e desenvolvimento sustentável são discutidos em Santo Amaro

Desenvolvimento de comunidades étnicas por meio do turismo é a proposta dos cursos oferecidos em Santo Amaro, nesta quarta-feira (12/04), pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), a grupos de receptivo, representantes de comunidades quilombolas, capoeiristas, artesãos e membros de terreiros de candomblé, dentre outros.

Os cursos de noções conceituais de turismo e étnico-desenvolvimento são realizados na sede da antiga escola Polivalente, no Centro da cidade (70 quilômetros de Salvador). A ação é uma parceria da Setur com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a Prefeitura Municipal de Santo Amaro.
O primeiro tema apresenta o que é turismo e inclui discussões sobre demanda turística, roteiros, turismo sustentável, cadeia produtiva e produção associada ao turismo, dentre outros aspectos relacionados à atividade econômica do turismo. Já a abordagem do segundo tema vai permitir a identificação de alternativas para o desenvolvimento sustentável das comunidades étnicas que realizam a festa do Bembé do Mercado, no período de 10 a 14 de maio.
Os cursos desta quarta-feira integram a programação de qualificações preparatórias para a festa do Bembé do Mercado, as celebrações do candomblé feitas fora dos terreiros. O evento é considerado Patrimônio Imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e ícone do turismo étnico-afro na Bahia.
Já foram discutidos temas como qualidade do atendimento ao turista, educação patrimonial e produção associada ao turismo. A próxima temática será a relação entre turismo e cidadania, no dia 19 de abril.

Municípios beneficiados